quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas para ajudar um pouco na criatividade.

Olá pessoal. Como vão vocês?
Hoje eu gostaria de oferecer "umas" sugestões se vocês andam pensando mais ou menos assim:
"Quero desenhar... Mas não faço a mínima ideia do que fazer, como fazer e de como me empolgar para fazer uma coisa bem feita."
Confira conosco essa postagem que poderá lhe ajudar na criatividade.


Para começar. Faça essas pequenas perguntas a você mesmo: 
"Eu estou realmente fazendo o máximo que eu posso com os materiais que tenho em mãos? 
Eu quero mesmo fazer um desenho? Mas como seria esse desenho?
O meu personagem estaria em que pose? Seria legal fazer um cenário?"

Calma. Também não precisa se matar de pensar sobre essas coisas.
A resposta disso tudo é: Referências.
Mas por que referências? 

Pense bem. Toda a sua vida você foi observando as coisas em sua volta. Alguns momentos você teve a oportunidade de admirar belos lugares e belas pessoas e animais. Ou mesmo assistindo um daqueles desenhos, seriados ou filmes que tinha uma temática bem interessante. Analisava as expressões dos personagens, vestimentas e cenário.
Claro que vocês ainda vão ver muitas coisas pela vida e terá muitas referências de brinde.

Mas referências não me deixariam muito dependente? Ai isso já não seria mais criatividade...

Errado. Todos os desenhistas acabam por usar um pouco de referência. Claro, a pessoa não poderia ter criado um mega personagem sozinho, ou uma incrível história sozinho.
Ela foi juntando todas as informações das referências. Assim como qualquer um, imaginar um personagem naquela temática. Como por exemplo:"Como seria fazer um personagem pirata? E se ele também fosse um ladino que não recusava nenhum desafios perigosos? E se ele também tiver uma cicatriz no braço e um tapa-olho diferente dos normais típicos tapa-olhos?" 
Com isso meus queridos amigos. Você analisa sobre a temática. Pesquisando em sites como eram os piratas, como viviam, se era muito difícil, ver algumas vestimentas de ótimos piratas e se seria legal misturar a roupa de pirata com uma roupa de ladino e por ai vai.
Claro que isso não se encaixa só nessa temática de piratas. Tem muitas outras que você pode fazer.
Futuro, época pré-histórica, steampunk, anos 40, velho-oeste, a época que você se sentir mais confortável de fazer e amar.

Por isso usar referências não é feio. De início você vai usar muita. Desde que compreenda a anatomia do personagem que vai fazer. Digo isso por que tem muita pessoa que gosta de desenhar anthro.(Anthro seria animais que ficam em duas patas, que podem ou não usar roupas e serem como seres humanos.)
Tendo o conhecimento do que quer fazer, ficará bem fácil.

Para terminar, mais umas dicas para vocês.
Se possível, veja o máximo de filmes que você goste, ouvir a letra das suas músicas prediletas, lembrar de umas cenas legais dos programas que você viu.
Pois também vivemos modificando as coisas. Vemos coisas legais, imaginamos coisas legais, jogue em prática essa imaginação.
Também recomendo a ler livros e fanfic's, você consegue imaginar belas cenas e ótimos personagens. Experimente desenhar aquele personagem, ou se possível, criar um personagem para aquela temática e imaginar a história desse personagem.

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês. Obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário